Reflexões sobre o discurso das publicidades de organizações privadas diante do cenário político brasileiro

Autores

  • Mariana Carareto Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquista Filho
  • Renata Calonego Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquista Filho”
  • Roseane Andrelo Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” http://orcid.org/0000-0003-4390-4037

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_20

Palavras-chave:

comunicação organizacional; responsabilidade; organizações privadas; posicionamento político; publicidade

Resumo

Em busca de legitimação, empresas desenvolvem estratégias de comunicação apropriando-se dos contextos históricos e socioculturais para construir significados sobre elas, como é o caso da publicidade. Este trabalho, ao olhar para a conjuntura política vivenciada pelo Brasil após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, objetiva refletir sobre os impactos dos posicionamentos políticos disseminados em publicidades, considerando que as empresas possuem grande responsabilidade ao se comunicarem com a sociedade. Para isso, são analisadas as campanhas publicitárias do Habib’s e da Havan, que disseminam discursos sobre o contexto político brasileiro, tendo como fundamentação teórico-metodológica a análise de discurso midiático proposta por Charaudeau.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2019-06-28

Como Citar

Carareto, M., Calonego, R., & Andrelo, R. (2019). Reflexões sobre o discurso das publicidades de organizações privadas diante do cenário político brasileiro. Media & Jornalismo, 19(34), 295-312. https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_20