Smartphones: o sistema nervoso da comunicação líquida

Autores

  • Paulo Pinto Silva Escola Superior de Educação de Viseu
  • Cláudia Seabra Universidade de Coimbra
  • Isabel Ferin Cunha Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_5

Palavras-chave:

millennials; publicidade; telemóveis; usos & gratificações; experiência de fluxo

Resumo

A utilização das novas tecnologias móveis tornou-se um fenómeno global. Existe “uma cultura jovem móvel global” e uma “emergência da sociabilidade em rede” (Castells et al., 2009: 183-184). O objetivo deste estudo passou por compreender a utilização dos telemóveis pelos millennials, que gratificações procuram e os efeitos sociais gerados pela utilização destes equipamentos. O trabalho desenvolvido, através de uma metodologia mista que reuniu a investigação quantitativa e qualitativa, compreendeu a análise de 649 questionários a jovens adultos e 46 posts das páginas da rede social Facebook, dos principais operadores do setor das telecomunicações, em Portugal. O efeito da vivência da experiência de fluxo, entre outros resultados revelados pelo modelo de equações estruturais, poderá servir de advertência para os próprios utilizadores, pais, empresas e escolas que funcionam como mediadores do ensino da linguagem, através das novas tecnologias.

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Publicado

2019-06-27

Como Citar

Silva, P. P., Seabra, C., & Cunha, I. F. (2019). Smartphones: o sistema nervoso da comunicação líquida. Media & Jornalismo, 19(34), 65-81. https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_5