Construção e validação do Questionário de Avaliação do Desenvolvimento Grupal, subsistemas tarefa e socioafectivo

  • Carlos Ferreira Peralta Catholic University of Portugal
  • Paulo Renato Lourenço Universidade de Coimbra

Resumo

O modelo integrado de desenvolvimento grupal de Miguez e Lourenço (2001) apresenta características de modelos lineares, cíclicos, polares e de equilíbrio interrompido, predizendo que um grupo se desenvolve através de quatro fases distintas mas nterdependentes e assentes em dois subsistemas (socioafectivo e tarefa). Neste estudo criámos um questionário – QADG – para avaliar as quatro fases desenvolvimentais de cada subsistema. Numa amostra de 563 indivíduos pertencentes a 136 grupos de organizações portuguesas foram efectuadas análises factoriais confirmatórias. As soluções de itens finais apresentam adequadas propriedades psicométricas e níveis adequados de consistência interna e de validade. Concluímos que estamos perante um questionário parcimonioso, válido e eficiente para avaliar o desenvolvimento grupal considerando separadamente os subsistemas tarefa e socioafectivo. Algumas limitações relativas ao instrumento são apresentadas e as potenciais implicações práticas são discutidas.
  • Resumo visualizado = 113 vezes
  • PDF visualizado = 119 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-07-01
Como Citar
PERALTA, Carlos Ferreira; LOURENÇO, Paulo Renato. Construção e validação do Questionário de Avaliação do Desenvolvimento Grupal, subsistemas tarefa e socioafectivo. Psychologica, [S.l.], n. 55, p. p. 145-166, jul. 2011. ISSN 1647-8606. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1125>. Acesso em: 23 jul. 2019.
Secção
Artigos

Palavras-chave

Questionário; desenvolvimento grupal; subsistema tarefa; subsistema socioafectivo