Se o coração pensasse, pararia? – Desenvolvimento de um Instrumento de Avaliação da Inteligência Emocional Grupal
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_55_7Palavras-chave:
Inteligência Emocional Grupal, grupos/equipas, instrumento de avaliação, análise em componentes principaisResumo
O modelo de Inteligência Emocional Grupal de Druskat e Wolff (2001a; 2001b) apresenta seis dimensões caracterizadoras da Inteligência Emocional, situadas a três níveis de análise, e constituídas por normas que, teoricamente, despertam e regulam as emoções nos grupos/equipas. No presente estudo, foi adaptado para a língua portuguesa o Group Emotional Intelligence Questionnaire (Hamme, 2003), questionário ancorado no modelo referido e que comporta cinco dimensões (Regulação dos Membros sobre o Grupo, Auto-Consciência do Grupo, Auto-Regulação do Grupo, Consciência Social do Grupo, e Competências Sociais do Grupo). Contando com uma amostra de 333 indivíduos pertencentes a 74 grupos, foi testada a validade de constructo do Questionário de Inteligência Emocional Grupal (QIEG), através de uma Análise em Componentes Principais (ACP). Os resultados evidenciaram a emergência de quatro dimensões interpretáveis, em vez das cinco previstas com base no instrumento original. As dimensões avaliadas no QIEG – Regulação dos Membros sobre o Grupo, Auto-Consciência do Grupo, Auto-Regulação do Grupo, e Consciência/Competências Sociais do Grupo – apresentaram valores de consistência interna satisfatórios, apontando para um bom nível de fiabilidade do instrumento.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2011-07-01
Como Citar
Correia, A. C., Dimas, I. D., & Lourenço, P. R. (2011). Se o coração pensasse, pararia? – Desenvolvimento de um Instrumento de Avaliação da Inteligência Emocional Grupal. Psychologica, (55), p. 115-143. https://doi.org/10.14195/1647-8606_55_7
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.