Chamada para Artigos | vol. 16 da Revista de Estudos Literários (2026)
Coordenação:
- Doris Wieser (Universidade de Coimbra)
- Geni Mendes de Brito (Investigadora independente)
- Daniel Graziadei (Albert-Ludwigs-Universität Freiburg)
TEMA: INSULARIDADES NAS LITERATURAS E CULTURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
A vida em ilhas, sobretudo em ilhas pequenas e remotas, difere em muitos sentidos da vida nos continentes. Por um lado, o menor fluxo de pessoas, bens e tecnologia, e o menor acesso a livros, produtos culturais, formação e empregos diversificados criam uma sensação de isolamento e limitação relativamente às perspetivas de vida; e condições climáticas particulares, por vezes, põem em risco a segurança alimentar e a saúde populacional. Por outro lado, ilhas também albergam, certas vezes, centros culturais, fortalezas militares, prisões e lugares de concentração de poder político. Enquanto figura de pensamento e realidade geomorfológica, a ilha funciona como “figura oscilante” (Ette, 2004) entre o isolamento e a interconexão (Lima et al., 2011), entre a difícil acessibilidade e a fácil colonizabilidade, entre o lugar de repouso final e o ponto de partida, entre a reclusão terrestre e a integração marítima.
Neste sentido, o volume 16 da Revista de Estudos Literários examinará as poéticas das ilhas (Graziadei et al., 2017) nas literaturas e noutras artes, bem como a memória cultural e as variedades linguísticas de espaços insulares e arquipelágicos de língua portuguesa. Serão privilegiados os territórios africanos, nomeadamente Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, bem como a Ilha de Moçambique, o arquipélago dos Bijagós, ou ainda as ilhas da Guiné Equatorial (nomeadamente Ano-Bom). Os arquipélagos portugueses da Madeira e dos Açores poderão também ser analisados como espaços coloniais e decoloniais.
O volume sobre a estética insular e arquipelágica das literaturas e culturas de língua portuguesa (principalmente africanas) visa deliberadamente promover perspetivas interdisciplinares no cruzamento entre conceitos biogeográficos, literários, linguísticos e culturais dos Island Studies.
Ler mais sobre Chamada para Artigos | vol. 16 da Revista de Estudos Literários (2026)