Chamada para Artigos | vol. 15 da Revista de Estudos Literários (2025)
A obra de José Cardoso Pires (1925-1998) constitui um marco relevante, no panorama da literatura portuguesa do século XX. Sem estar encerrada na vinculação a um movimento literário específico, a produção cardoseana pode, contudo, ser correlacionada com tendências estéticas e com dominantes temáticas que marcaram a segunda metade do século XX, do neorrealismo em fim de ciclo ao chamado pós-modernismo. Nesse sentido, foram decisivos, romances como, entre outros, O Hóspede de Job (1963) e O Delfim (1968), podendo este último ser considerado uma obra-prima da escrita narrativa em língua portuguesa.
Por outro lado, manifesta-se em José Cardoso Pires um evidente impulso para a reinvenção de linguagens e para a abertura a géneros não canónicos. A receção da short story de origem norte-americana, a lógica do romance policial, a alegoria paródica, a representação visualista própria do relato cinematográfico, a desconstrução de matrizes narrativas convencionais e o apelo para a revisão de mitos históricos e culturais são algumas das dominantes que caracterizam uma obra cuja exegese continua a fazer sentido. A isto junta-se o facto de Cardoso Pires ter cultivado vários géneros, para além do romance, tais como o drama, o conto, a novela, o ensaio e a crónica, reiterando, renovando e autoanalisando os rumos da sua produção literária, em meio século de atividade.
Assinalando-se em 2025 o centenário de José Cardoso Pires, a Revista de Estudos Literárias consagra ao grande escritor português a secção temática do seu número 15, com coordenação de Carlos Reis e Gabriella Campos Mendes. Enunciam-se de seguida os temas aceites para proposta e publicação de artigos:
- a) Ética, ideologia e compromisso em José Cardoso Pires;
- b) Personagens cardoseanas: figurações e refigurações;
- c) Cardoso Pires e o cinema: adaptações e diálogos intermediáticos;
- d) Tempo narrativo e tempo ficcional em José Cardoso Pires;
- e) A ficção narrativa e o teatro cardoseanos: inscrições na História;
- f) Crónica e conto em José Cardoso Pires;
- g) Mito, alegoria e paródia em Cardoso Pires;
- h) Memória, invenção e recriação em José Cardoso Pires
As propostas de artigos a enviar à Revista de Estudos Literários obedecerão às seguintes diretivas:
- Extensão: 6 000 a 7 000 palavras;
- Línguas aceites: português (com a grafia do Acordo Ortográfico), espanhol, francês, italiano e inglês;
- Submissões: através da plataforma Impactum-Journals (https://impactum-journals.uc.pt/);
- Endereço eletrónico a utilizar: clp@fl.uc.pt; indicação no assunto: Revista de Estudos Literários, 15.