Luzes e sombras nos Estudos Ibéricos
Um estado da arte dez anos depois
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_11_1Palavras-chave:
Estudos Ibéricos, Campo Científico, Literatura Comparada, Iberismo, Estudos de ÁreaResumo
Em 2011 teve lugar em Lisboa o encontro Looking at Iberia from a Comparative European Perspective, financiado pela European Science Foundation, no qual foi apresentada uma palestra intitulada “Iberian Studies: a state of the art and future perspectives”. Dez anos depois da apresentação original daquele texto, é provavelmente um bom momento para analisar em que sentido e até que ponto os Estudos Ibéricos avançaram nas linhas previstas em 2011. Trata-se, em definitivo, de realizar uma reavaliação crítica da evolução dos Estudos Ibéricos, depois de uma década de trabalho e desenvolvimento, de forma a identificar as suas forças e fragilidades, focar naquelas áreas nas quais existiu, até agora, um claro défice de investigação, e tentar contrariar as rotinas ou inércias estabelecidas ao longo destes dez últimos anos, para evitar que o campo dos Estudos Ibéricos se transforme, paradoxalmente, num novo mecanismo de consolidação dos cânones, narrativas e discursos dominantes.
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