Para sair da canoa: a questão da teoria/a teoria em questão
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_14_4Palavras-chave:
Teoria da literatura, questão da teoria, debate do estruturalismo, crítica literária, Luiz Costa LimaResumo
Em texto intitulado “Luiz Costa Lima e a teoria do romance (Retorno à Poética)” (2020), analisamos criticamente a teorização do romance na obra do teórico brasileiro como parte de sua mais ampla teorização sobre a mímesis e o controle do imaginário. A resposta de Costa Lima surgiu dois anos mais tarde, com o título de “A questão da teoria” (2022). Neste texto, apresentamos uma tréplica, com vistas menos à teorização do romance do que à chamada “questão da teoria”, algo que Costa Lima nomeia com vistas a um debate por ele protagonizado há meio século a propósito do lugar e da função da teoria da literatura nos estudos literários no Brasil.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Estudos Literários

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.