E agora, João?
Diálogos entre José Cardoso Pires e João Cabral de Melo Neto
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_15_16Palavras-chave:
José Cardoso Pires , João Cabral de Melo Neto, recepção, diálogos luso-brasileiros, correspondênciaResumo
Entre as décadas de 1940 e 1960, a literatura brasileira deixou uma marca profunda em Portugal, influenciando gerações de escritores que encontraram em sua leitura um exemplo de nova sensibilidade expressa na mesma língua. Entre os nomes que ultrapassaram as fronteiras nacionais e atravessaram o Atlântico, o do poeta João Cabral de Melo Neto destacou-se não apenas pela recepção calorosa de sua obra, mas pelo impacto duradouro que exerceu sobre autores portugueses de orientações estéticas diversas. O seu estilo inconfundível, rigoroso, preciso e cortante como “Uma faca só lâmina” — para lembrar um de seus títulos mais emblemáticos —, tornou-se “lição de poesia” e provocou impacto em expressiva parcela de autores, entre eles José Cardoso Pires, cuja obra mostra-se devedora de certo aprendizado cabralino, como reitera em depoimentos esparsos. A partir da perspectiva documental, em particular da análise de correspondências e registros bibliográficos, este ensaio busca reconstituir esse imprevisto diálogo, examinando as dinâmicas explícitas ou sutis, que marcaram os encontros e desencontros entre dois grandes nomes das literaturas brasileira e portuguesa e, amplamente, da literatura de língua portuguesa.
Downloads
Referências
Gusmão, Manuel (2010). Tatuagem & palimpsesto: da poesia em alguns poetas e poemas. Lisboa: Assírio & Alvim.
Macedo, Helder (2007). “O Drummond Português”. Trinta Leituras. Lisboa: Editorial Presença.
Merquior, José Guilherme (1997). A astúcia da mímese – ensaios sobre lírica. 2ª edição. Rio de Janeiro: Topbooks
Pires, José Cardoso (1964). O anjo ancorado. 3ª edição, revista e seguida de um estudo sobre o autor por Alexandre Pinheiro Torres. Lisboa: Arcádia.
— (1977). E agora, José?. Lisboa: Moraes.
— (1997). De Profundis, Valsa Lenta. Lisboa:
— (1997). “Há mais imaginação na ciência”, por Maria Teresa Horta. Diário de Notícias, Lisboa, 11 de Julho, 1997, p. 38.
Pires, José Cardoso; Portela, Artur (1991). Cardoso Pires por Cardoso Pires – entrevista conduzida por Artur Portela. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Torres, Alexandre Pinheiro (1963). A poesia de João Cabral de Melo Neto (apenas algumas indicações ao leitor comum). In J. C. Melo Neto, Poemas escolhidos, (pp. XI-XXXIII). Lisboa: Portugália.
— (1964). Sociologia e significado do mundo romanesco de José Cardoso Pires. In J.C. Pires, O anjo ancorado. Lisboa: Arcádia.
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista de Estudos Literários

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.


