A última dança
Um ensaio sobre a morte em The intelligent homosexual’s Guide to capitalism and socialism and a key to the Scriptures, de Tony Kushner
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_15_15Palavras-chave:
fantasmagoria, política, espectropolítica, teatro, Tony KushnerResumo
Uma possível “teoria” sobre o teatro de Tony Kushner está apoiada, de alguma forma, na aporia da morte. O fim, muito além do político se faz visível em suas peças mais proeminentes. O significado deste fim tenta se fazer claro através de seus personagens fantasmagóricos, personagens que se repetem em todas as suas produções teatrais. A ambivalência da vida, em seu caminhar, se mostra consistente com a ideia da possibilidade da assombração. O que existe após a morte? Kushner nunca tentou buscar uma resposta concreta para tal pergunta, mas coloca no palco personagens que, através de uma espectropolítica, tentam rememorar o passado. Este ensaio é sobre esta espectropolítica: quando os fantasmas vem à cena não só para rememorar o passado, mas como um sinal de alerta sobre o futuro. The Homossexual’s Guide centra-se na família ítalo-americana Marcantonio. Temendo o início de um Alzheimer, o patriarca Gus pede o apoio de sua família para tentar um suicídio assistido, após a falha tentativa de autoextermínio no passado. Este texto tenta, então, tecer uma ligadura entre morte, política e perda da memória como processo coletivo de apagamento da história estadunidense.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista de Estudos Literários

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.