Tudo é História
Cardoso Pires e a lente intrometida
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_15_1Palavras-chave:
José Cardoso Pires, História, Teatro, Romance, Persoanagens instáveisResumo
Neste pequeno estudo, iremos tentar estabelecer uma tipologia que dê conta do modo como Cardoso Pires se serve da História, passada e presente, e como ela interfere com o desenrolar narrativo, condicionando-o mais ou menos explicitamente. Dividimos o estudo em quatro partes, que pretendem dar conta dessa subtileza discursiva: teatro histórico? / sátira do passado em modo de Alice; história presente, intrusiva, condicionadora do discurso; policial com a história ao fundo; história vislumbrada com uma lente aumentativa. Ele não é autor de romances ou peças históricas propriamente ditas. No entanto, a História está bem presente em todas as suas obras, uma história intrusiva, que está lá, que se intromete nos discursos, os torna vulneráveis e pressiona as personagens, sem elas se aperceberem do quanto são devedoras do meio e das circunstâncias externas que as rodeiam.
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