Entre Portugal e a Alemanha: Maria, a protagonista do romance Gegenspiel de Stephan Thome
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_10_17Palavras-chave:
Gegenspiel, Stephan Thome, Portugal, Alemanha, interculturalidade, transculturalidadeResumo
Gegenspiel, o romance que o escritor alemão Stephan Thome publicou em 2015, tem a particularidade de apresentar aos leitores o mesmo universo diegético do seu romance anterior, Fliehkräfte (2012). Com efeito, as duas obras narram o casamento de Hartmut Hainbach – Professor de Filosofia na universidade de Bona – com a portuguesa Maria – que fora estudar Teatro para Berlim, na década de 80 –, centrando-se especialmente na crise em que a relação se encontra ao fim de vinte anos. A acção é, portanto, já conhecida, mas existe uma diferença importante: enquanto Fliehkräfte contava a história do ponto de vista de Hartmut, Gegenspiel mostra-a do ponto de vista de Maria.
O presente estudo adopta uma orientação fundamentalmente intercultural e aborda a identidade híbrida da personagem de Maria para a apresentar como figura refl ectora tanto da contemporaneidade alemã como da portuguesa.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.