METAMORFOSES DO RISÍVEL NA SÁTIRA CONTEMPORÂNEA. REGISTOS SATÍRICOS E IMPLÍCITOS AXIOLÓGICOS EM TEXTOS FICCIONAIS DE GONÇALO M. TAVARES
Metamorphoses of the Laughable in Contemporary Satire: Satirical Register and Axiological Assumptions in Gonçalo M. Tavares' Fictional Works
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_7_9Palavras-chave:
Sátira demolidora, sátira humorística/complacente, sociedades pós-modernas, metamorfoses do risível, personagens-alvoResumo
O trabalho que me propus desenvolver, no âmbito da Sátira literária e Reflexão política/social, partirá de pressupostos ideológicos e contextos civilizacionais pós-modernos, que valorizam o humor nivelador e eticamente neutro ou cético, associado a práticas de socialização já, em grande medida, “pós-humanistas”. Contudo, é no âmbito destes pressupostos e contextos que emerge, contrastivamente, parte da ficção narrativa de Gonçalo M. Tavares em registo satírico, quer seja de dominante paródica e burlesca mas próxima do humor, logo, complacente e inclusiva, quer evidencie maior predominância dos modos irónico, sarcástico ou grotesco, na complexa polifonia desconstrutiva ou demolidoramente crítica assumida pelo autor- -narrador face às patologias das personagens, nas suas práticas sociais, cívicas e/ou políticas. Será concretamente visado o corpus constituído pelas obras O Senhor Valéry e O Senhor Juarroz, do políptico O Bairro, a coletânea de contos Água, cão, cavalo, cabeça e o romance Aprender a rezar na Era da Técnica.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.