PSICOPÁTRIA : UMA SÁTIRA DE PORTUGAL EM MODULAÇÃO POP-ROCK
Psicopátria: A Satire of Portugal in a Pop-Rock Modulation
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_7_10Palavras-chave:
Psicopátria, GNR, Álbum Conceptual, Anos 80, Portugal SatirizadoResumo
Irei analisar a representação satírica de Portugal dos anos 80 presente na obra lírico-musical Psicopátria, de 1986, da autoria do grupo de pop-rock GNR. De modo a que se percebam as linhas estéticas e as dinâmicas internas da banda, começarei por traçar brevemente a história do grupo, enquadrando a integração de Rui Reininho, o autor das letraspoemas de Psicopátria, no seu seio. Sinalizarei as continuidades e descontinuidades que ele trouxe ao universo estético do grupo. Recorde-se que ele não fez parte da fundação da banda nem participou nos primeiros trabalhos editados. Psicopátria é uma obra lírico-musical de índole satírica na qual estão plasmadas figurações de tipos sociais caraterísticos da época em que foi dado a lume, os anos 80 do século XX. Assim, procederei à análise de várias letrapoemas do álbum em apreço, integrando-as na época em questão, para que, no final, possamos aceder a uma visão de conjunto e perceber também a sua relevância para a contemporaneidade. Dada a natureza transmedial da sátira em Psicopátria, que inclui texto, som e imagem, a circunscrição teórica da sátira proposta por Test e a noção do satirista enquanto Watchdog avançada por Quintero enformam teoricamente este artigo. Usarei também ferramentas teóricas e operativas co-relatas aos Estudos Literários (questões de estilística textual, por exemplo) e aos Estudos de Música Pop-Rock (dilucidarei, por exemplo, em que consiste um álbum conceptual).
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