PSICOPÁTRIA : UMA SÁTIRA DE PORTUGAL EM MODULAÇÃO POP-ROCK

Psicopátria: A Satire of Portugal in a Pop-Rock Modulation

Autores

  • Luís Carlos S. Branco Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-847X_7_10

Palavras-chave:

Psicopátria, GNR, Álbum Conceptual, Anos 80, Portugal Satirizado

Resumo

Irei analisar a representação satírica de Portugal dos anos 80 presente na obra lírico-musical Psicopátria, de 1986, da autoria do grupo de pop-rock GNR. De modo a que se percebam as linhas estéticas e as dinâmicas internas da banda, começarei por traçar brevemente a história do grupo, enquadrando a integração de Rui Reininho, o autor das letraspoemas de Psicopátria, no seu seio. Sinalizarei as continuidades e descontinuidades que ele trouxe ao universo estético do grupo. Recorde-se que ele não fez parte da fundação da banda nem participou nos primeiros trabalhos editados. Psicopátria é uma obra lírico-musical de índole satírica na qual estão plasmadas figurações de tipos sociais caraterísticos da época em que foi dado a lume, os anos 80 do século XX. Assim, procederei à análise de várias letrapoemas do álbum em apreço, integrando-as na época em questão, para que, no final, possamos aceder a uma visão de conjunto e perceber também a sua relevância para a contemporaneidade. Dada a natureza transmedial da sátira em Psicopátria, que inclui texto, som e imagem, a circunscrição teórica da sátira proposta por Test e a noção do satirista enquanto Watchdog avançada por Quintero enformam teoricamente este artigo. Usarei também ferramentas teóricas e operativas co-relatas aos Estudos Literários (questões de estilística textual, por exemplo) e aos Estudos de Música Pop-Rock (dilucidarei, por exemplo, em que consiste um álbum conceptual).

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Biografia Autor

Luís Carlos S. Branco, Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro

É licenciado em Línguas, Literaturas e Culturas (ramo Português- -Inglês). Atualmente, sob a orientação do Professor Doutor Nuno Rosmaninho, trabalha na dissertação de Mestrado em Estudos Portugueses sobre a obra lírico-musical de António Variações, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Escreveu artigos e fez comunicações em congressos sobre a intersecção entre Literatura e música pop-rock: sobre punk-rock cantado em Português e o protestantismo, sobre a performance poético-identitária de Bob Dylan, sobre as visões apocalípticas em António Variações e David Bowie, etc.. Representou Portugal na área de criação literária na Bienal de Jovens Criadores da Europa e Mediterrâneo (Roma, 1999) e no Festival Internacional de Teatro em um Ato (Holanda, cidade de Breda, 2002). Interessa-se pela intersecção entre literatura e outras artes, nomeadamente música pop-rock, artes plásticas e cinema (com especial incidência em autores Portugueses). Interessa-se também pelo romance Português contemporâneo, semiótica e Estudos da Consciência.

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Publicado

2017-07-27

Edição

Secção

Secção Temática