O BRASIL E “SEUS OUTROS”: NIHONJIN, UMA HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_8_15Palavras-chave:
imigração japonesa, autoficção, literatura brasileira, Oscar Nakasato, NihonjinResumo
Nihonjin (2011), primeiro romance do escritor Oscar Nakasato, põe em cena o processo de integração dos imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil
nos anos 1920. Através da saga da família Inabata, o romance dá voz ao sujeito ex-cêntrico da história oficial, inscrevendo-se numa nova linhagem de narrativas sobre a imigração. A reconstrução da memória familiar é, inevitavelmente, o elemento desencadeador de um processo de escrita, ao mesmo tempo, autofi ccional e metafi ccional, defi nindo assim os limites da sua representação. Por meio de uma negociação intercultural e de um antagonismo intergeracional permanentes, interessa-nos compreender o romance Nihonjin como um espaço de discussão sobre o lugar que ocupa o nipo-brasileiro – um ser forjado por uma dualidade permanente – no seio da nação “multicultural”.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.