O BRASIL E “SEUS OUTROS”: NIHONJIN, UMA HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL

  • Sandra Assunção Université Paris Nanterre

Resumo

Nihonjin (2011), primeiro romance do escritor Oscar Nakasato, põe em cena o processo de integração dos imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil
nos anos 1920. Através da saga da família Inabata, o romance dá voz ao sujeito ex-cêntrico da história oficial, inscrevendo-se numa nova linhagem de narrativas sobre a imigração. A reconstrução da memória familiar é, inevitavelmente, o elemento desencadeador de um processo de escrita, ao mesmo tempo, autofi ccional e metafi ccional, defi nindo assim os limites da sua representação. Por meio de uma negociação intercultural e de um antagonismo intergeracional permanentes, interessa-nos compreender o romance Nihonjin como um espaço de discussão sobre o lugar que ocupa o nipo-brasileiro – um ser forjado por uma dualidade permanente – no seio da nação “multicultural”.

Palavras-chave

imigração japonesa, autoficção, literatura brasileira, Oscar Nakasato, Nihonjin

  • Resumo visualizado = 34 vezes
  • PDF visualizado = 14 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-15
Como Citar
ASSUNÇÃO, Sandra. O BRASIL E “SEUS OUTROS”: NIHONJIN, UMA HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL. Revista de Estudos Literários, [S.l.], v. 8, p. 379-408, jan. 2019. ISSN 2183-847X. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/6209>. Acesso em: 18 jun. 2019.