Sobre a Revista

A RFC publica artigos e estudos inéditos bem como recensões, admitindo textos de todas as correntes, temas e disciplinas filosóficas. Tem como critério editorial a qualidade e a relevância filosófica e científica dos textos, aferidas por uma rigorosa política de arbitragem científica através da qual os trabalhos enviados à redação se submetem a arbitragem científica baseada uma primeira apreciação do editor e do conselho de redação e, depois, a um processo de arbitragem anónima de, pelo menos, dois avaliadores.

O núcleo da RFC resulta da investigação atualmente realizada na Secção de Filosofia e da colaboração solicitada a especialistas portugueses e estrangeiros. As línguas de publicação mais frequentes da RFC são o português, o castelhano, o inglês e o francês. Desde o seu primeiro número a Revista reflete a diversidade dos moldes teóricos da investigação filosófica atual, no país e no estrangeiro, com textos de filosofia tanto da perspetiva sistemática quanto histórica, desde a filosofia grega até ao Século XXI.A RFC é publicada em formato de papel e mantém um amplo sistema de permutas nacionais e internacionais, sendo distribuída por dezenas de bibliotecas nacionais e por outras tantas instituições espalhadas por treze países. 

Processo de Revisão por Pares

Todos os artigos aceites pelo Conselho de Redação serão submetidos a um sistema de arbitragem científica anónima, confiada a dois revisores externos. Em caso de necessidade, será auscultado um terceiro revisor. Em face dos pareceres recebidos, o Conselho de Redacção pode determinar que os autores adoptem as sugestões deles constantes e, no limite, pode declinar a aceitação do texto.

Periodicidade

A Revista Filosófica de Coimbra têm periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Taxas para submissão e publicação de textos

A Revista Filosófica de Coimbra não cobra qualquer taxa aos autores para  a submissão dos textos, avaliação por pares, revisão, publicação na revista, distribuição ou disponibilização na internet e download.