Derrida à la lettre: éthique et politique du «perverformatif» dans La Carte postale et au‑delà
DOI:
https://doi.org/10.14195/0872-0851_56_6Palavras-chave:
Jacques Derrida, desconstrução, per(verso)formativo, performativo, La Carte postaleResumo
Neste artigo, interessamo-‑nos pelo neologismo «perverformatif» [«per(verso)formativo»] usado por Jacques Derrida em La Carte postale e em Marx & Sons. Se Derrida é um outro «mestre do per(verso)formativo», título que ele reservava ao «Plato» de La Carte Postale não é por negar a Lei ou a sua «verdade», mas porque tem necessidade delas para assegurar a incidência de um desafio. O que performativamente se põe em obra e em abismo nos «Envios» passa assim por um desejo «perverso» de fazer advir esta lei e de a desviar.
A nossa hipótese é a de que é precisamente o que se performa no idioma daquele que não tem senão uma língua que não é a sua (O monolinguismo do outro) e para quem as palavras «contêm a sua própria perversidade» (Les arts de l’espace). Interrogaremos, pois, os rastros deste vocábulo, a sua virtualidade a operar e o seu alcance – linguístico, mas também ético e político – no pensamento de Jacques Derrida.
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