Max Horkheimer e Eric Voegelin
uma exposição e contraposição crítica
DOI:
https://doi.org/10.14195/0872-0851_67_2Palavras-chave:
Teoria Crítica, Filosofia Continental, Conservadorismo, Horkheimer, VoegelinResumo
Max Horkheimer e Eric Voegelin foram importantes filósofos alemães expatriados que atingiram sucesso intelectual nos Estados Unidos, ainda que em polos ideológicos opostos. Este artigo busca expor, por meio da reconstrução de textos selecionados, algumas teses de ambos os autores, girando, em especial, em torno de Eclipse da Razão e alguns textos anteriores para Horkheimer e The New Science of Politics e textos posteriores para Voegelin.
Por fim, à guisa de conclusão, são apresentadas as aproximações possíveis – provavelmente mais agudas do que o esperado quando comparamos autores marxistas e intelectuais abraçados pelo movimento político conservador - e divergências patentes entre ambos, norteadas pelos estilos, métodos e pressupostos de cada um.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Filosófica de Coimbra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.