Instrução e Corrupção Moral pela Literatura

engajamento emocional e o valor epistémico da arte narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/0872-0851_61_3

Palavras-chave:

filosofia da literatura, arte narrativa, emoções, conhecimento não-proposicional, instrução e corrupção moral

Resumo

Pretende-se auscultar a possibilidade de instrução moral pela literatura. Defender-se-á que a arte narrativa é capaz de instruir moralmente pois 1) proporciona um tipo de conhecimento não-proposicional que permite o acesso a novas perspetivas, e 2) é capaz de cultivar e refinar os valores e as práticas morais dos leitores, através do engajamento emocional. Tentar-se-á mostrar que o poder inverso — o poder de corromper moralmente — não se verifica (ou não se verifica tão facilmente): apelar-se-á à resistência imaginativa humana que parece impedir que o Homem exporte perspetivas morais que violentam o seu próprio posicionamento axiológico. 

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Publicado

2022-03-23