Pedagogia da Arte Cósmica para a Era Antropocênica
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_56_22Palavras-chave:
Pedagogia cósmica, Artesão cósmico, Ecologia, Antropoceno, Deleuze-Guattari, TecnologiaResumo
Este ensaio tenta deslocar o terreno ontológico da educação artística para pensar uma cosmologia adequada ao Antropoceno. O artesão eco-cósmico (sem autoridade) é apresentado como um exemplo do que Deleuze e Guattari chamariam de “personagens concetuais”. O seu projeto eco-cósmico apresenta-se como uma singularidade vinculada a um contexto. Não há, pois, educação artística ou “metodologia” procedimental per se. Em vez disso, o que é necessário é que a pedagogia da arte aborde a problemática do Antropoceno através da artístico-cósmica 'força de trabalho' via uma dada techné; isto é, por meio de aparelhos que unam arte e ciência. Algo que denomino por “artociência” ou “ciençarte”, dependendo de onde se quiser colocar ênfase. Termino este ensaio com vários exemplos tidos por paradigmáticos para vivificar esta tese.
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