Um, dois… som! Uma ponte entre a escola e o teatro

Autores

  • Pedro Cabral Mendes Instituto Politécnico de Coimbra, Centro de Investigação e Inovação em Desporto, Atividade Física e Saúde (SPRINT), Portugal. Agrupamento de escolas Coimbra Oeste, Portugal.
  • João Paulo Janicas Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, Portugal. https://orcid.org/0009-0007-7188-6573

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_58_01

Palavras-chave:

Criatividade, Focus group, Arte, Escola e teatro

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar uma experiência educativa de cunho artístico, dinamizada no âmbito do projeto Soundcheck, envolvendo a participação de 21 alunos do 9º ano de escolaridade. As vivências na escola e na sala de espetáculo nortearam-se de acordo com os seguintes objetivos: (i) identificar os efeitos de uma abordagem criativa e colaborativa nos alunos; (ii) analisar a impacto da experiência performativa nos alunos; e, (iii) na perspetiva do aluno, compreender que influência teve este projeto na conceção que têm de arte. Esta experiência educativa respeitou uma abordagem metodológica de natureza reflexiva e prospetiva, suportando-se numa avaliação da perceção dos alunos sobre o projeto, com recurso à técnica de Focus Groups. Este projeto teve o mérito de potenciar a criatividade e o sentido estético dos alunos e fê-lo de um modo colaborativo e empático. Conseguiu ainda suscitar nos alunos perceções de grande apreço por tudo o que foi conseguido, numa verdadeira comunhão com os responsáveis por esta incursão artística na escola e no teatro. O momento performativo foi igualmente valorizado pelos alunos como algo marcante e único. O Soundcheck permitiu ainda que os alunos (re)descobrissem o rock e o punk enquanto estilo musical e o próprio teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

João Paulo Janicas, Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, Portugal.

Coordenador do Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste; Ator e encenador na Bonifrates

##submission.downloads##

Publicado

2024-07-02

Como Citar

Cabral Mendes, P., & Janicas, J. P. (2024). Um, dois… som! Uma ponte entre a escola e o teatro . Revista Portuguesa De Pedagogia, 58, e58001. https://doi.org/10.14195/1647-8614_58_01

Edição

Secção

Artigos