Contando História
o Desenvolvimento da Imaginação e da Criação de uma Criança Cega
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_57_06Palavras-chave:
Criança cega, Contação de história, Leitura, Imaginação, Atividade criadora, BrincadeiraResumo
Este artigo se propõe a discutir a função de imaginação e a atividade criadora da criança cega em atividade de contação de história. O trabalho se fundamenta em estudos vigotskianos sobre a imaginação e a atividade criadora, configurando um estudo de caso, tendo por participante uma criança cega de seis anos de idade, matriculada em uma escola especializada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, no ano de 2020. Os resultados apontam que os processos compensatórios, constituídos por ferramentas e técnicas especializadas, bem como a intervenção dada no processo instrucional, permitem que a criança cega participe dos mesmos mecanismos que orientam a atividade criadora de uma criança vidente.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista Portuguesa de Pedagogia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.