A cultura andaluza na formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_59_01

Palavras-chave:

Cidadania, Ensino da história, Formação de professores, Metodologia ativa, Património

Resumo

O principal objetivo do projeto “Competência digital para educar no património (QURTUBA 2.0)” da Universidade de Córdoba (Espanha) é a implementação de uma forma diferente de compreender e valorizar o património andaluz no Ensino Básico. Para tal, propõe-se uma série de atividades educativas, seminários e workshops em inglês e espanhol, bem como a criação de modelos históricos relacionados com o tema escolhido e a divulgação desta informação através das redes sociais e de um blogue da sala de aula. O processo educativo prevê uma conceção metodológica baseada na aprendizagem por descoberta, o que implica que os alunos construam o seu processo de aprendizagem em educação patrimonial. Os resultados oferecem uma oportunidade para os futuros professores utilizarem o que aprenderam sobre a cultura andaluza em situações práticas reais. Espera-se que este projeto tenha um impacto positivo na melhoria da qualidade do ensino da história no contexto local e que possa lançar as bases para a aprendizagem desta disciplina a um nível mais amplo em diferentes processos históricos.

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Biografia Autor

Maria-Pilar Molina-Torres, Universidade de Córdoba

Professor de Didática das Ciências Sociais na Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da Universidade de Córdoba (Espanha).

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Publicado

2025-05-28

Como Citar

Molina-Torres, M.-P. (2025). A cultura andaluza na formação inicial de professores. Revista Portuguesa De Pedagogia, 59, e59001. https://doi.org/10.14195/1647-8614_59_01

Edição

Secção

Artigos