Re-viewing scientific models of career as social constructions

Autores

  • Mark L. Savickas Northeastern Ohio Universities College of Medicine

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_30anos_3

Palavras-chave:

Interesses, Construcionismo social, Estádios de carreira, Psicologia vocacional, Dejjobing

Resumo

Este artigo discute os conceitos fundamentais da psicologia vocacional do século xx e retoma os seus significados à luz das preocupações dos trabalhadores do século xix. Para integrar as mudanças impostas pela economia mundial, os psicólogos vocacionais e conselheiros de carreira, serão mais eficazes no apoio aos seus clientes se os prepararem para estar aptos a trabalhar (e a ter sucesso) em organizações que não se circunscrevem aos limites do mundo do trabalho tal como este era concebido no século transacto. Para tal, propõe-se que se suplementem os conceitos prevalecentes, sustentadas pelo positivismo lógico, com constructos pós-modernos baseados no construcionismo social.

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Publicado

2010-01-01

Como Citar

Savickas, M. L. . (2010). Re-viewing scientific models of career as social constructions. Revista Portuguesa De Pedagogia, (30 anos), p. 33-43. https://doi.org/10.14195/1647-8614_30anos_3

Edição

Secção

Artigos