Re-viewing scientific models of career as social constructions

Auteurs

  • Mark L. Savickas Northeastern Ohio Universities College of Medicine

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https://doi.org/10.14195/1647-8614_30anos_3

Mots-clés:

Interesses, Construcionismo social, Estádios de carreira, Psicologia vocacional, Dejjobing

Résumé

Este artigo discute os conceitos fundamentais da psicologia vocacional do século xx e retoma os seus significados à luz das preocupações dos trabalhadores do século xix. Para integrar as mudanças impostas pela economia mundial, os psicólogos vocacionais e conselheiros de carreira, serão mais eficazes no apoio aos seus clientes se os prepararem para estar aptos a trabalhar (e a ter sucesso) em organizações que não se circunscrevem aos limites do mundo do trabalho tal como este era concebido no século transacto. Para tal, propõe-se que se suplementem os conceitos prevalecentes, sustentadas pelo positivismo lógico, com constructos pós-modernos baseados no construcionismo social.

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Publiée

2010-01-01

Numéro

Rubrique

Artigos