Pensar la educación desde la experiencia

Autores

  • Fernando Bárcena Orbe Universidad Complutense de Madrid
  • Jorge Larrosa Bondía Universidad de Barcelona
  • Joan-Carles Mèlich Sangrá Universidad Autónoma de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_11

Resumo

O propósito deste texto é situar diferentes dimensões do pedagógico – e do pensamento sobre a educação – em lugares diferentes dos que são dominantes; em cenários muito próximos do corpo, entendido este como acontecimento da existência, como cenário de luta, resistência, e também como algo finito. Trata-se, portanto, de referenciar um pensamento (não metafísico) da educação, que enfrente a singularidade, a contingência e a incerteza. A nossa aspiração é pensar a educação a partir de uma noção não arrogante de experiência, mas marcando diferenças no que diz respeito às linguagens impessoais da racionalidade técnico-científica (as definições intencionais da educação); relativamente a uma ideia de educação como algo que tem que ver com um vocabulário concebido para neutralizar a ambivalência (a linguagem dos objectivos, das planificações e das estratégias, dos projectos, dos programas e das acções controladas); em relação a essa maneira de entender a educação que tem o seu critério fundamental na eficácia e cuja figura emblemática é a do especialista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2006-01-01

Como Citar

Bárcena Orbe, F., Larrosa Bondía, J., & Mèlich Sangrá, J.-C. (2006). Pensar la educación desde la experiencia. Revista Portuguesa De Pedagogia, (40-1), p. 233-259. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_11

Edição

Secção

Artigos