Pensar la educación desde la experiencia
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_11Resumo
O propósito deste texto é situar diferentes dimensões do pedagógico – e do pensamento sobre a educação – em lugares diferentes dos que são dominantes; em cenários muito próximos do corpo, entendido este como acontecimento da existência, como cenário de luta, resistência, e também como algo finito. Trata-se, portanto, de referenciar um pensamento (não metafísico) da educação, que enfrente a singularidade, a contingência e a incerteza. A nossa aspiração é pensar a educação a partir de uma noção não arrogante de experiência, mas marcando diferenças no que diz respeito às linguagens impessoais da racionalidade técnico-científica (as definições intencionais da educação); relativamente a uma ideia de educação como algo que tem que ver com um vocabulário concebido para neutralizar a ambivalência (a linguagem dos objectivos, das planificações e das estratégias, dos projectos, dos programas e das acções controladas); em relação a essa maneira de entender a educação que tem o seu critério fundamental na eficácia e cuja figura emblemática é a do especialista.Downloads
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Publicado
2006-01-01
Como Citar
Bárcena Orbe, F., Larrosa Bondía, J., & Mèlich Sangrá, J.-C. (2006). Pensar la educación desde la experiencia. Revista Portuguesa De Pedagogia, (40-1), p. 233-259. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_11
Edição
Secção
Artigos
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