Adaptação do estudante ao ensino superior e rendimento académico: Um estudo com estudantes do primeiro ano de enfermagem

Autores

  • Helena Cristina das Neves Mira Freitas Escola Superior de Enfermagem Bissaya Barreto - Coimbra
  • Nicolau de Almeida Vasconcelos Raposo Universidade de Coimbra
  • Leandro S. Almeida Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-1_10

Resumo

A adaptação ao ensino superior pode ser entendida como um processo multidimensional, que requer da parte do estudante um desenvolvimento de competências adaptativas a um contexto novo e às suas próprias transformações. Estas competências adaptativas podem ser desenvolvidas, ou não, pelas vivências académicas do estudante, assumindo-se que tais vivências vão interferir no seu rendimento académico. Neste estudo analisamos as vivências académicas de alunos do 1º ano de enfermagem repartidas pelas cinco dimensões: interpessoal, pessoal, vocacional, estudo e institucional. Os resultados apontam que o rendimento académico dos estudantes do primeiro ano se encontra mais associado com as classificações que os alunos trazem do ensino secundário do que com as suas vivências adaptativas ao ensino superior.

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Publicado

2007-01-01

Como Citar

Freitas, H. C. das N. M., Raposo, N. de A. V., & Almeida, L. S. (2007). Adaptação do estudante ao ensino superior e rendimento académico: Um estudo com estudantes do primeiro ano de enfermagem. Revista Portuguesa De Pedagogia, (41-1), p. 179-188. https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-1_10

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