Padrões de vinculação aos pais em adolescentes e jovens adultos e adaptação à Universidade
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-2_1Resumo
Apresenta-se neste trabalho uma revisão de interpretações recentes sobre as relações entre a representação da vinculação aos pais e a adaptação ao Ensino Superior. A metáfora de Kenny de que o ingresso na Universidade pode ser visto como uma nova Situação Estranha – como a descrita por Ainsworth – é explorada em diferentes investigações. Os estudos sugerem que os adolescentes/jovens adultos com representações seguras tendem a responder melhor aos desafios inerentes à nova situação (nomeadamente quando esta implica a saída de casa), e continuam a recorrer aos pais em situações de stress. As dimensões da vinculação valorizadas variam consoante o sexo e nível sócio-cultural dos estudantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2007-07-01
Como Citar
Machado, T. S. (2007). Padrões de vinculação aos pais em adolescentes e jovens adultos e adaptação à Universidade. Revista Portuguesa De Pedagogia, (41-2), p. 5-28. https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-2_1
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.