Padrões de vinculação aos pais em adolescentes e jovens adultos e adaptação à Universidade

Autores

  • Teresa Sousa Machado Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-2_1

Resumo

Apresenta-se neste trabalho uma revisão de interpretações recentes sobre as relações entre a representação da vinculação aos pais e a adaptação ao Ensino Superior. A metáfora de Kenny de que o ingresso na Universidade pode ser visto como uma nova Situação Estranha – como a descrita por Ainsworth – é explorada em diferentes investigações. Os estudos sugerem que os adolescentes/jovens adultos com representações seguras tendem a responder melhor aos desafios inerentes à nova situação (nomeadamente quando esta implica a saída de casa), e continuam a recorrer aos pais em situações de stress. As dimensões da vinculação valorizadas variam consoante o sexo e nível sócio-cultural dos estudantes.

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Publicado

2007-07-01

Como Citar

Machado, T. S. (2007). Padrões de vinculação aos pais em adolescentes e jovens adultos e adaptação à Universidade. Revista Portuguesa De Pedagogia, (41-2), p. 5-28. https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-2_1

Edição

Secção

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