Abandono escolar em adolescentes brasileiros do ensino público: estudo de variáveis familiares
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_2Palavras-chave:
Abandono escolar, Adolescentes, Família, BrasilResumo
A estrutura familiar e nível socioeconómico podem tornar-se factores significativos para o desempenho escolar dos jovens, agindo indirectamente através das práticas educativas e oportunidades de opção por uma educação mais exigente. Tal é particularmente notório em países onde existem clivagens marcadas entre grupos sociais. O objectivo deste estudo é analisar as relações entre diferentes tipologias familiares de classe desfavorecida do Recife (Brasil) e o tipo de relação do pai e da mãe com os filhos em adolescentes que abandonaram a escola. Analisou-se o envolvimento dos pais (pai e mãe), segundo a percepção dos responsáveis escolares, no dia-a-dia da vida escolar de 504 alunos (entre os 15 e 17 anos) e sua relação com o abandono escolar dos filhos. Os resultados apontam que o pai (seja em famílias monoparentais, reconstruídas, ou de pai ausente), tende a apresentar um relacionamento de indiferença relativamente à vida escolar dos filhos. Esta atitude apresenta associações significativas com a estrutura familiar destes adolescentes que abandonaram os estudos. A atitude da mãe face à escola surge como calorosa/ apoiante (na maioria dos casos), apresentando também relações significativas com a estrutura da família. O abandono no ensino médio público (equivalente ao ensino secundário em Portugal) nas classes desfavorecidas brasileiras é um problema grave, de dimensões e repercussões preocupantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2011-07-01
Como Citar
Bayma-Freire, H., Machado, T. S., & Roazzi, A. (2011). Abandono escolar em adolescentes brasileiros do ensino público: estudo de variáveis familiares. Revista Portuguesa De Pedagogia, (45-1), pp. 25-38. https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_2
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.