Formação e desenvolvimento organizacional: Os Centros de Formação de Associação de Escolas

Autores

  • Hermínia Viegas Centro de Formação de Professores de Águeda

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-2_10

Resumo

A formação contínua de professores em Portugal conheceu um decisivo impulso com a criação dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), na década de noventa. Enquanto numa primeira fase a formação de adultos se manteve à parte dos problemas organizacionais, com o surgimento destes centros assiste-se a uma articulação entre as situações de formação e as situações de trabalho, em que a formação é reconhecida como um investimento produtivo e ao serviço de um projecto de mudança. No entanto, reféns de uma entidade financiadora, sem capacidade de diversificação das fontes de receita, andaram ao sabor de vagas, mais ou menos generosas, que condicionaram a sua afirmação e autonomia. Certo é, que numa altura de incertezas quanto ao futuro da educação no nosso país, como é este que atravessamos, a formação não devia alhear-se das ansiedades que se colocam aos docentes e, pelo contrário, assumir um papel relevante no desenvolvimento organizacional das escolas.

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Publicado

2007-07-01

Como Citar

Viegas, H. (2007). Formação e desenvolvimento organizacional: Os Centros de Formação de Associação de Escolas. Revista Portuguesa De Pedagogia, (41-2), p. 219-232. https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-2_10

Edição

Secção

Artigos