Avaliação do Desempenho Docente: Um novo enquadramento para o exercício do ensino
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_6Resumo
Partindo da experiência de formação desenvolvida junto dos educadores e professores no âmbito da implementação do novo modelo de avaliação do desempenho docente, apresentamos algumas contribuições para a compreensão dos seus pressupostos que implicam transformações não só ao nível do exercício do ensino, mas também ao nível das diversas estruturas que o enquadram. A complexidade de que se reveste qualquer modelo de avaliação de desempenho docente não deve obstar a que as escolas desenvolvam um espírito crítico, no sentido de identificarem e operacionalizarem aquilo que é realmente importante considerar. O desafio consiste em combinar o propósito formativo e de supervisão, com vista ao desenvolvimento profissional, com o propósito sumativo, da responsabilização pelo sucesso académico dos alunos. As propostas de melhoria do sistema de avaliação de professores que, no final, enunciamos afiguram-se pertinentes, devendo contribuir para a adequada concretização de uma avaliação com cujos objectivos os professores se identifiquem.Downloads
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Publicado
2009-07-01
Como Citar
Viegas, H. (2009). Avaliação do Desempenho Docente: Um novo enquadramento para o exercício do ensino. Revista Portuguesa De Pedagogia, (43-2), p. 95-117. https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_6
Edição
Secção
Caderno Não Temático
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