Avaliação do Desempenho Docente: Um novo enquadramento para o exercício do ensino

Autores

  • Hermínia Viegas Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_6

Resumo

Partindo da experiência de formação desenvolvida junto dos educadores e professores no âmbito da implementação do novo modelo de avaliação do desempenho docente, apresentamos algumas contribuições para a compreensão dos seus pressupostos que implicam transformações não só ao nível do exercício do ensino, mas também ao nível das diversas estruturas que o enquadram. A complexidade de que se reveste qualquer modelo de avaliação de desempenho docente não deve obstar a que as escolas desenvolvam um espírito crítico, no sentido de identificarem e operacionalizarem aquilo que é realmente importante considerar. O desafio consiste em combinar o propósito formativo e de supervisão, com vista ao desenvolvimento profissional, com o propósito sumativo, da responsabilização pelo sucesso académico dos alunos. As propostas de melhoria do sistema de avaliação de professores que, no final, enunciamos afiguram-se pertinentes, devendo contribuir para a adequada concretização de uma avaliação com cujos objectivos os professores se identifiquem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2009-07-01

Como Citar

Viegas, H. (2009). Avaliação do Desempenho Docente: Um novo enquadramento para o exercício do ensino. Revista Portuguesa De Pedagogia, (43-2), p. 95-117. https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_6

Edição

Secção

Caderno Não Temático