A problemática da hierarquização das escolas: Análise de variáveis condicionantes da classificação

Autores

  • Elsa M. Miranda de C.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-2_7

Resumo

Neste artigo analisa-se uma realidade escolar de grande actualidade: a publicação anual dos ‘rankings’ de escolas. No âmbito desta análise, procedemos ao estudo de certos factores que podem determinar o lugar ocupado por uma escola e algumas das consequências associadas a este processo de avaliação, que se repercutem intensamente em toda a dinâmica escolar. Pretendemos, assim, conhecer a realidade de duas escolas do ensino público secundário do meio urbano conimbricense, por nós escolhidas em virtude da sua colocação hierárquica díspar quanto ao rendimento escolar da sua população estudantil. Para levar a cabo esta tarefa, procedemos a um estudo quantitativo, não-experimental e descritivo, envolvendo dez turmas escolhidas de entre todas as que, no ano lectivo de 2004/2005, frequentavam o 11º ano de escolaridade nas duas instituições. Terminado o estudo, concluímos que as duas escolas não se distinguiam quanto às características demográficas do agregado familiar dos alunos, no que respeita à sua composição, nem quanto às idades dos seus elementos. Também não se diferenciavam quanto ao valor instrumental atribuído pelos alunos às percepções do apoio familiar (afectivo e material), às percepções dos seus hábitos e métodos de estudo e do seu desempenho na aula. Foram, no entanto, assinaladas diferenças entre as duas escolas, quanto ao nível da escolaridade e do estatuto profissional das famílias, quanto às percepções que os alunos tinham das atitudes pedagógico-didácticas da maioria dos seus professores e quanto às percepções que os alunos tinham de alguns dos recursos pedagógicos e materiais existentes nas duas instituições.

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Publicado

2007-07-01

Como Citar

C., E. M. M. de. (2007). A problemática da hierarquização das escolas: Análise de variáveis condicionantes da classificação. Revista Portuguesa De Pedagogia, (41-2), p. 145-179. https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-2_7

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