A formação contínua de educadores e professores do 1º Ciclo em Tecnologias da Informação e Comunicação: Bases para um modelo conceptual de formação

Autores

  • Belmiro Rego Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Viseu
  • Cristina Azevedo Gomes Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Viseu
  • Maria João Silva Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Viseu

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-2_2

Resumo

A importância da formação de professores em TIC é reconhecida como factor crítico para a integração das TIC no contexto educativo. Este artigo apresenta algumas linhas de reflexão sobre os desafios da formação, fundamentando-se em modelos de referência internacionais e na experiência dos vários programas/medidas desenvolvidos em Portugal nas últimas décadas, desde o Projecto Minerva ao ainda recente Plano Tecnológico da Educação. As linhas de orientação que aqui se apresentam, para o desenvolvimento de um modelo de formação, convocam o quadro de referência internacional e nacional discutido e defendem uma abordagem que enfatiza as teorias construtivistas de aprendizagem, a importância dos contextos significativos para os alunos e professores, as actividades colaborativas, a avaliação formativa e qualitativa e a importância da investigação.

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Publicado

2008-07-01

Como Citar

Rego, B., Gomes, C. A., & Silva, M. J. (2008). A formação contínua de educadores e professores do 1º Ciclo em Tecnologias da Informação e Comunicação: Bases para um modelo conceptual de formação. Revista Portuguesa De Pedagogia, (42-2), p. 29-50. https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-2_2

Edição

Secção

Artigos