A formação contínua de educadores e professores do 1º Ciclo em Tecnologias da Informação e Comunicação: Bases para um modelo conceptual de formação

Auteurs

  • Belmiro Rego Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Viseu
  • Cristina Azevedo Gomes Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Viseu
  • Maria João Silva Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Viseu

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-2_2

Résumé

A importância da formação de professores em TIC é reconhecida como factor crítico para a integração das TIC no contexto educativo. Este artigo apresenta algumas linhas de reflexão sobre os desafios da formação, fundamentando-se em modelos de referência internacionais e na experiência dos vários programas/medidas desenvolvidos em Portugal nas últimas décadas, desde o Projecto Minerva ao ainda recente Plano Tecnológico da Educação. As linhas de orientação que aqui se apresentam, para o desenvolvimento de um modelo de formação, convocam o quadro de referência internacional e nacional discutido e defendem uma abordagem que enfatiza as teorias construtivistas de aprendizagem, a importância dos contextos significativos para os alunos e professores, as actividades colaborativas, a avaliação formativa e qualitativa e a importância da investigação.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2008-07-01

Numéro

Rubrique

Artigos