“Olhar com Olhos de Ver”
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-1_9Resumo
A observação é um processo fundamental que não tem um fim em si mesmo, mas que é subordinado ao serviço dos sujeitos e dos seus processos complexos de atribuir inteligibilidade ao real, fornecendo os dados empíricos necessários a posteriores análises críticas. Iniciar a observação implica a organização de um projecto, de modo a realizar-se com o conhecimento da realidade a que se refere (Estrela, 1992). Apesar da importância do posicionamento em co-territorialidade, para os iniciados em observação de classes, a técnica de observação naturalista é mais acessível e prática. Esta define-se em quatro princípios: o Princípio da não selectividade da observação; o Princípio da precisão da situação; o Princípio da composição; e o Princípio da continuidade (Estrela, 1986, p. 49). Considera-se que este treino de iniciação à observação de classes corresponde fundamentalmente a um treino de observador, onde existe um plano contingente às diversas variáveis intervenientes nas situações pedagógicas.Downloads
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Publicado
2009-01-01
Como Citar
Dias, C. M. (2009). “Olhar com Olhos de Ver”. Revista Portuguesa De Pedagogia, (43-1), p. 175-188. https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-1_9
Edição
Secção
Artigos
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