A importância da aprendizagem baseada na resolução de problemas em EVT
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_14Resumo
O programa da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) do 2.º Ciclo do Ensino Básico privilegia uma pedagogia activa, apontando para o método de resolução de problemas. A complexidade do mesmo e as exigências envolvidas na sua aplicação fazem, contudo, que ele não seja seguido por todos os docentes que leccionam a disciplina. Acresce a estes aspectos, o facto da criação desta ser relativamente recente sendo leccionada por professores com formação diversa. Na presente investigação, de natureza qualitativa, estudámos as práticas de dois pares pedagógicos de EVT, procurando compreender qual a importância e as vantagens da aplicação do método de resolução de problemas. As conclusões alcançadas salientam o seu potencial formativo em termos de uma aprendizagem significativa, apesar das resistências iniciais dos alunos, as condições de trabalho e a falta de formação dos docentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2009-07-01
Como Citar
Urbano, M. J., & Branco, M. L. (2009). A importância da aprendizagem baseada na resolução de problemas em EVT. Revista Portuguesa De Pedagogia, (43-2), p. 261-273. https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_14
Edição
Secção
Caderno Não Temático
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.