A importância da aprendizagem baseada na resolução de problemas em EVT

Autores/as

  • Maria José Urbano Escola Básica do 2º Ciclo de Pêro da Covilhã
  • Maria Luísa Branco Universidade da Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_14

Resumen

O programa da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) do 2.º Ciclo do Ensino Básico privilegia uma pedagogia activa, apontando para o método de resolução de problemas. A complexidade do mesmo e as exigências envolvidas na sua aplicação fazem, contudo, que ele não seja seguido por todos os docentes que leccionam a disciplina. Acresce a estes aspectos, o facto da criação desta ser relativamente recente sendo leccionada por professores com formação diversa. Na presente investigação, de natureza qualitativa, estudámos as práticas de dois pares pedagógicos de EVT, procurando compreender qual a importância e as vantagens da aplicação do método de resolução de problemas. As conclusões alcançadas salientam o seu potencial formativo em termos de uma aprendizagem significativa, apesar das resistências iniciais dos alunos, as condições de trabalho e a falta de formação dos docentes.

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Publicado

2009-07-01

Cómo citar

Urbano, M. J., & Branco, M. L. (2009). A importância da aprendizagem baseada na resolução de problemas em EVT. Revista Portuguesa De Pedagogia, (43-2), p. 261-273. https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_14

Número

Sección

Caderno Não Temático