A violência como factor de vulnerabilidade segundo os adolescentes: estudo em contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_8Resumo
O objectivo deste estudo foi compreender como é que os adolescentes escolares percebem a violência em suas diferentes formas e expressões e em que medida cada uma destas dimensões é percebida como factor de vulnerabilidade. O estudo é de natureza qualitativa e os dados foram colhidos por meio de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a adolescentes dos 12 a 18 anos. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo temática baseando-se em princípios hermenêutico-dialéticos. A violência social, em particular a delinqüência juvenil, comunitária e escolar é apontada enquanto um factor de vulnerabilidade o que nos leva a considerar que para impedirmos a sua (re) produção, as iniciativas sóciopolíticas devem procurar responder aos desafios de tirá-la da clandestinidade; compreender melhor o seu processo de produção e formar profissionais da saúde e da educação comprometidos na sua resolução.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2009-07-01
Como Citar
Silva, M. A. I., & Pereira, B. O. (2009). A violência como factor de vulnerabilidade segundo os adolescentes: estudo em contexto escolar. Revista Portuguesa De Pedagogia, (43-2), p. 125-140. https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_8
Edição
Secção
Caderno Não Temático
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.