A violência como factor de vulnerabilidade segundo os adolescentes: estudo em contexto escolar

Auteurs

  • Marta Angélica Iossi Silva Universidade do Minho
  • Beatriz Oliveira Pereira Universidade do Minho

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https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_8

Résumé

O objectivo deste estudo foi compreender como é que os adolescentes escolares percebem a violência em suas diferentes formas e expressões e em que medida cada uma destas dimensões é percebida como factor de vulnerabilidade. O estudo é de natureza qualitativa e os dados foram colhidos por meio de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a adolescentes dos 12 a 18 anos. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo temática baseando-se em princípios hermenêutico-dialéticos. A violência social, em particular a delinqüência juvenil, comunitária e escolar é apontada enquanto um factor de vulnerabilidade o que nos leva a considerar que para impedirmos a sua (re) produção, as iniciativas sóciopolíticas devem procurar responder aos desafios de tirá-la da clandestinidade; compreender melhor o seu processo de produção e formar profissionais da saúde e da educação comprometidos na sua resolução.

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Publiée

2009-07-01

Numéro

Rubrique

Caderno Não Temático