A formação inicial de professores de Física e Química na Universidade de Coimbra: a evolução dos currículos no âmbito do processo de Bolonha

Autores

  • Maria Laura Guimarães Castro Nunes Escola Secundária Infanta D. Maria
  • Maria da Piedade Pessoa Vaz-Rebelo Universidade de Coimbra
  • Maria Augusta Vilalobos Nascimento Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-1_8

Resumo

O presente artigo reporta parte de um estudo4 que incidiu na caracterização e análise da formação inicial de professores de Física e Química ministrada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), tendo por principal objectivo enquadrar e analisar a evolução dos currículos de formação decorrente da implementação do Processo de Bolonha. Da análise efectuada constata-se que, no âmbito do Processo de Bolonha, a qualificação profissional para a docência passa a ser ao nível de 2º Ciclo, ou seja, de mestrado, sendo que a principal alteração encontrada nos currículos de formação se prende com a introdução de uma componente de metodologia da investigação em educação. Acentua-se a importância de um reequacionamento do funcionamento da componente prática da formação, nomeadamente na sua articulação com o desenvolvimento dos projectos de investigação, bem como a necessidade de desenvolverem novas perspectivas e abordagens que dinamizem a prática pedagógica supervisionada e que promovam a antecipação da aproximação à realidade escolar.

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Publicado

2010-07-01

Como Citar

Nunes, M. L. G. C., Vaz-Rebelo, M. da P. P., & Nascimento, M. A. V. (2010). A formação inicial de professores de Física e Química na Universidade de Coimbra: a evolução dos currículos no âmbito do processo de Bolonha. Revista Portuguesa De Pedagogia, (44-1), p. 195-214. https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-1_8

Edição

Secção

Dossier Temático

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