Cyberbullying e Ambiente Escolar: Um Estudo Exploratório e Colaborativo entre a Escola e a Universidade
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_3Palavras-chave:
cyberbullying, ambiente escolar, discriminação, colaboração escola‑universidadeResumo
Neste texto apresenta‑se um estudo sobre a temática do cyberbullying, realizado com os alunos do 8º ano de escolaridade de uma escola privada. Faz‑se uma descrição do fenómeno em estudo naquela realidade educativa e evidenciam‑se algumas relações com o ambiente relacional e social da escola, com base na análise de dados recolhidos através de um questionário de respostas fechadas e abertas. Observou‑se que, nesta amostra de alunos, o contacto com o cyberbullying apresenta uma incidência relativamente alta, e que este fenómeno se liga às relações escolares entre pares, parecendo que a intimidação presencial é transposta para o ciberespaço. Os resultados da análise revelam ainda que uma importante parte dos jovens são observadores do fenómeno. Parecem existir alguns indícios de associação entre a incidência relativamente alta de cyberbullying e o ambiente sociorelacional da escola, onde alguns alunos se sentem discriminados.Downloads
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Publicado
2014-09-29
Como Citar
Freire, I., Alves, M. M., Breia, A. P., Conceição, D., & Fragoso, L. (2014). Cyberbullying e Ambiente Escolar: Um Estudo Exploratório e Colaborativo entre a Escola e a Universidade. Revista Portuguesa De Pedagogia, (1), pp. 43-64. https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_3
Edição
Secção
Artigos
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