A Dimensão Emocional da Docência: Contributo para a Formação de Professores

Autores

  • Isabel Freire Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Sara Bahia Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
  • Maria Teresa Estrela Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Anabela Amaral Doutoranda do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_8

Palavras-chave:

emoções, literacia emocional, relação pedagógica, formação de professores

Resumo

Partindo de quadros teóricos que são explicitados no texto, este artigo apresenta o conjunto do projeto de investigação “A Dimensão Emocional da Docência e Formação de Professores”. Este projeto pretendeu captar as dimensões pedagógicas dos sentimentos e emoções de dois grupos de professores. Inferidas algumas necessidades e aspirações de formação, concebeu-se um esquema de investigação-formação que visou o desenvolvimento da literacia emocional dos professores. Ao longo do processo verificaram-se mudanças na capacidade de discriminação emocional, nas crenças e nos níveis de reflexividade dos professores participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2014-01-27

Como Citar

Freire, I., Bahia, S., Estrela, M. T., & Amaral, A. (2014). A Dimensão Emocional da Docência: Contributo para a Formação de Professores. Revista Portuguesa De Pedagogia, (46-2), pp. 151-171. https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_8

Edição

Secção

Artigos