Cyberbullying e Ambiente Escolar: Um Estudo Exploratório e Colaborativo entre a Escola e a Universidade

Autores/as

  • Isabel Freire Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Maria Manuela Alves
  • Ana Paula Breia
  • Diana Conceição
  • Lenia Fragoso

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_3

Palabras clave:

cyberbullying, ambiente escolar, discriminação, colaboração escola‑universidade

Resumen

Neste texto apresenta‑se um estudo sobre a temática do cyberbullying, realizado com os alunos do 8º ano de escolaridade de uma escola privada. Faz‑se uma descrição do fenómeno em estudo naquela realidade educativa e evidenciam‑se algumas relações com o ambiente relacional e social da escola, com base na análise de dados recolhidos através de um questionário de respostas fechadas e abertas. Observou‑se que, nesta amostra de alunos, o contacto com o cyberbullying apresenta uma incidência relativamente alta, e que este fenómeno se liga às relações escolares entre pares, parecendo que a intimidação presencial é transposta para o ciberespaço. Os resultados da análise revelam ainda que uma importante parte dos jovens são observadores do fenómeno. Parecem existir alguns indícios de associação entre a incidência relativamente alta de cyberbullying e o ambiente sociorelacional da escola, onde alguns alunos se sentem discriminados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Manuela Alves

Mestranda do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Ana Paula Breia

Mestranda do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Diana Conceição

Mestranda do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Lenia Fragoso

Mestranda do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Publicado

2014-09-29

Cómo citar

Freire, I., Alves, M. M., Breia, A. P., Conceição, D., & Fragoso, L. (2014). Cyberbullying e Ambiente Escolar: Um Estudo Exploratório e Colaborativo entre a Escola e a Universidade. Revista Portuguesa De Pedagogia, (1), pp. 43-64. https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_3

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a