Promoção da Saúde nas Instituições de Ensino Superior Portuguesas: Reflexões e Desafios

Autores

  • Andreia Martins Soares Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal, Bolseira de Doutoramento (FCT ‑ SFRH/BD/47228/2008).
  • Anabela Maria Sousa Pereira Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, Portugal.
  • José Manuel Albuquerque Portocarrero Canavarro Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-2_6

Palavras-chave:

ensino superior, EuroHPU, promoção da saúde, REPORTUS, universidades e escolas promotoras de saúde

Resumo

As Universidades e Escolas Promotoras de Saúde (UEPS) constituem outro projeto de ambientes favoráveis à saúde da autoria da OMS, inspirados na Carta de Ottawa e no sucesso de iniciativas similares. Nas últimas duas décadas, o número de instituições de ensino superior de todo o mundo que aceitou o
desafio das UEPS não parou de crescer. As congéneres portuguesas não têm sido indiferentes a este movimento global em expansão, sendo possível encontrar importantes iniciativas no âmbito da promoção da saúde caracterizadas, no entanto, por algumas insuficiências que as afastam da operacionalização
de um projeto de UEPS. Este artigo procura contribuir para o debate sobre o movimento das UEPS em Portugal e apresenta os argumentos de base à promoção da saúde neste contexto, exemplifica iniciativas de promoção da saúde protagonizadas por (e nas) universidades e escolas superiores nacionais
e desafia‑as a tomar medidas catalisadoras da aproximação ao movimento global das UEPS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2016-02-18

Como Citar

Soares, A. M., Pereira, A. M. S., & Canavarro, J. M. A. P. (2016). Promoção da Saúde nas Instituições de Ensino Superior Portuguesas: Reflexões e Desafios. Revista Portuguesa De Pedagogia, 2(1), 115-137. https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-2_6

Edição

Secção

Artigos