El Reto de una Educación de Calidad en la Escuela Inclusiva

  • José Luis Gallego Ortega Professor Titular de Universidade. Facultade de Ciências da Educação. Universidade de Granada.
  • Antonio Rodríguez Fuentes Professor Titular de Universidade. Facultade de Ciências da Educação. Universidade de Granada.
Palavras-chave: integração escolar, escola inclusiva, equidade do sistema educativo, qualidade educativa

Resumo

Este artigo defende uma educação de qualidade dentro de uma escola inclusiva. Para este fim, são analisados os movimentos de integração escolar e da escola inclusiva, dada a existência de evidências que mostram como o sistema de ensino, às vezes, não atende equitativamente a todos os indivíduos. Defende-se a necessidade de uma escola inclusiva e uma escola para todos, e postula-se que os diferentes modelos de ensino não contribuem para melhorar a qualidade do ensino. Cada vez mais, a educação inclusiva ganha maior número de adeptos ao configurar-se como uma filosofia imprescindível na atual sociedade, em oposição às políticas e práticas de exclusão. Só uma sociedade substancialmente distinta tem capacidade de incluir pessoas diferentes e respeitar as suas condições de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-04-14
Secção
Artigos