El Reto de una Educación de Calidad en la Escuela Inclusiva

Autores

  • José Luis Gallego Ortega Professor Titular de Universidade. Facultade de Ciências da Educação. Universidade de Granada.
  • Antonio Rodríguez Fuentes Professor Titular de Universidade. Facultade de Ciências da Educação. Universidade de Granada.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-1_3

Palavras-chave:

integração escolar, escola inclusiva, equidade do sistema educativo, qualidade educativa

Resumo

Este artigo defende uma educação de qualidade dentro de uma escola inclusiva. Para este fim, são analisados os movimentos de integração escolar e da escola inclusiva, dada a existência de evidências que mostram como o sistema de ensino, às vezes, não atende equitativamente a todos os indivíduos. Defende-se a necessidade de uma escola inclusiva e uma escola para todos, e postula-se que os diferentes modelos de ensino não contribuem para melhorar a qualidade do ensino. Cada vez mais, a educação inclusiva ganha maior número de adeptos ao configurar-se como uma filosofia imprescindível na atual sociedade, em oposição às políticas e práticas de exclusão. Só uma sociedade substancialmente distinta tem capacidade de incluir pessoas diferentes e respeitar as suas condições de vida.

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Publicado

2015-04-14

Como Citar

Gallego Ortega, J. L., & Rodríguez Fuentes, A. (2015). El Reto de una Educación de Calidad en la Escuela Inclusiva. Revista Portuguesa De Pedagogia, 1(1), pp. 39-54. https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-1_3

Edição

Secção

Artigos