Planeamento na Ótica dos Professores Estagiários de Educação Física: Dificuldades e Limitações

  • Gil Inácio Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
  • Marcelo Graça Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
  • Diogo Lopes Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
  • Beatriz Lino Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
  • André Teles Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
  • Tiago Lima Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
  • Adilson Marques Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
Palavras-chave: plano anual de turma, plano de etapa, dificuldades dos estagiários, formação de professores, educação física

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as dificuldades sentidas por professores estagiários de educação física ao nível do planeamento, nomeadamente na construção do plano anual de turma (PAT), na sua reestruturação e articulação com planos de
etapa de aprendizagem. Foi constituído um grupo focal no qual participaram quatro estagiários, alunos do último ano do mestrado em educação física e com formação inicial idêntica, que lecionavam em diferentes escolas de Lisboa. A entrevista foi
analisada e categorizada em três partes: dificuldades dos estagiários, construção do PAT e articulação entre o PAT e os planos de etapa. Os resultados evidenciam que todos os estagiários tinham dificuldades com o planeamento e a avaliação do desempenho dos seus alunos. Concluímos que a falta de linhas orientadoras para a construção do PAT, publicadas ou, em alternativa, previamente lecionadas aos estagiários, sugere lacunas na formação inicial de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-04-14
Secção
Artigos