Planeamento na Ótica dos Professores Estagiários de Educação Física: Dificuldades e Limitações

Autores

  • Gil Inácio Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
  • Marcelo Graça Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
  • Diogo Lopes Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
  • Beatriz Lino Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
  • André Teles Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
  • Tiago Lima Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
  • Adilson Marques Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-1_4

Palavras-chave:

plano anual de turma, plano de etapa, dificuldades dos estagiários, formação de professores, educação física

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as dificuldades sentidas por professores estagiários de educação física ao nível do planeamento, nomeadamente na construção do plano anual de turma (PAT), na sua reestruturação e articulação com planos de
etapa de aprendizagem. Foi constituído um grupo focal no qual participaram quatro estagiários, alunos do último ano do mestrado em educação física e com formação inicial idêntica, que lecionavam em diferentes escolas de Lisboa. A entrevista foi
analisada e categorizada em três partes: dificuldades dos estagiários, construção do PAT e articulação entre o PAT e os planos de etapa. Os resultados evidenciam que todos os estagiários tinham dificuldades com o planeamento e a avaliação do desempenho dos seus alunos. Concluímos que a falta de linhas orientadoras para a construção do PAT, publicadas ou, em alternativa, previamente lecionadas aos estagiários, sugere lacunas na formação inicial de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2015-04-14

Como Citar

Inácio, G., Graça, M., Lopes, D., Lino, B., Teles, A., Lima, T., & Marques, A. (2015). Planeamento na Ótica dos Professores Estagiários de Educação Física: Dificuldades e Limitações. Revista Portuguesa De Pedagogia, 1(1), pp. 55-67. https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-1_4

Edição

Secção

Artigos