O Papel dos Mecanismos de Aprendizagem Implícitos e Explícitos na Aquisição de uma Segunda Língua: Implicações Pedagógicas

  • Catarina Castro Fundação para a Ciência e Tecnologia / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa.

Resumo

O artigo confronta diferentes posições que têm sido sustentadas na área da
Aquisição de Segundas Línguas em relação ao modo como a instrução pode
facilitar a aquisição de um novo idioma e, considerando que, em particular,
os estudantes adultos beneficiam tanto com o desenvolvimento de conhecimento implícito como explícito para serem capazes de usar a língua‑alvo em contextos reais de comunicação, sugere, com base em várias investigações desenvolvidas na área, que o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas pode ser uma abordagem pedagógica adequada para promover o tipo de processo de aprendizagem que se considera facilitar a aquisição de um novo idioma.
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Publicado
2016-02-12
Como Citar
CASTRO, Catarina. O Papel dos Mecanismos de Aprendizagem Implícitos e Explícitos na Aquisição de uma Segunda Língua: Implicações Pedagógicas. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. 7-25, fev. 2016. ISSN 1647-8614. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2739>. Acesso em: 25 abr. 2019.
Secção
Artigos

Palavras-chave

aquisição de segundas línguas; instrução e aquisição de L2; ensino de línguas baseado em tarefas