Ambientalização Curricular no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Análise à luz do indicador de Flexibilidade e Permeabilidade

  • Jaqueline Gomes Nunes Waszak Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Simone Valdete dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: ambientalização; currículo inovador; formação de professores

Resumo

A temática ambiental constitui um tema de relevância social, que abrange também o ensino formal. Partindo de tais aspetos e do reconhecimento das instituições de ensino como espaço de construção de saberes e formação para a ética ambiental, o presente trabalho busca por meio da investigação em um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, caracterizar e refletir sobre o processo de ambientalização do currículo formativo de professores, entendido não apenas pela definição de conteúdo, mas pelas repercussões sobre o cotidiano dessa instituição. Para isso, serão apresentados os resultados, em caráter qualitativo, da análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso e da aplicação de entrevistas junto à coordenação do curso, professores e estudantes. As análises foram realizadas, considerando o diagrama proposto pela Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior, com enfoque no indicador de flexibilização e permeabilidade curricular.

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Publicado
2019-08-01
Como Citar
Waszak, J., & dos Santos, S. (2019). Ambientalização Curricular no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Análise à luz do indicador de Flexibilidade e Permeabilidade. Revista Portuguesa De Pedagogia, (52-2), 69-87. Obtido de https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/7053
Secção
Artigos